quinta-feira, 23 de setembro de 2010

23 de Setembro: Dia do Orgulho Bissexual!

Hoje, 23 de setembro, é o Dia do Orgulho Bissexual. Ou, tecnicamente, é o Celebrate Bissexuality Day (Dia de Celebração da Bissexualidade), já que é com esse nome que ele foi criado em 1999 por Wendy Curry, Michael Page, e Gigi Raven Wilbur, três ativistas da BiNet, uma rede norte-americana de bissexuais. Por isso, resolvi escrever um pouco sobre este assunto, já que bissexuais ainda sofrem muito preconceito, tanto de hetero como de homossexuais.

 Porque ter um dia de Orgulho Bissexual?

Porque bissexuais enfrentam, além da homofobia gerada por relacionarem-se, ou sentirem-se atraíd@s por, pessas do mesmo sexo, preconceitos específicos ligados à bissexualidade que partem tanto de hetero como de homossexuais. A comunidade bissexual cunhou o termo ''bifobia'' para designar a aversão, medo, ou ódio dirigido a bissexuais ou à bissexualidade. Eu costumo brincar que existem dois tipos de bifóbicos: os que não acreditam na bissexualidade, e os que não acreditam nas pessoas bissexuais. Como assim? Os primeiros são os que negam nossa identidade e existência. Os segundos são os que sabem que a bissexualidade existe, mas têm uma visão distorcida a respeito dela, ignorando o que as pessoas bissexuais têm a dizer sobre si mesmas, e achando que sabem tudo sobre como um bissexual age, pensa e se sente.
Como bem diz a Dani Furtado, fundadora do Bi-Sides, em artigo desta semana para o Arte de Amar, do Ceará, ''Imagine que alguém te diga um dia que você não gosta do que diz que gosta, que você não é o que diz que é, que você não sente o que diz que sente. Bizarro, não é? Como uma pessoa fora de você pode afirmar o que se passa dentro de você?'' No entanto, é com esta realidade que bissexuais têm que lidar todos os dias: pessoas que acham que sabem mais sobre nós, sobre nossos sentimentos e nossos desejos, do que nós mesm@s. 

Em geral, estas pessoas não têm motivos para descrer da bissexualidade, exceto pelo fato de que elas ''não entendem'' como alguém pode se sentir atraído por mais de um sexo. Ao fazer isso, elas cometem o grande erro do qual nascem todos os preconceitos, inclusive a homofobia: presumem que a forma como ELAS vivenciam as coisas, a forma como ELAS vêem o mundo, é a única válida, é a única importante, é a única que merece ser respeitada e valorizada. Afinal, se ELAS sentem-se atraídas por apenas um sexo, é óbvio que TODAS as pessoas também se sentem. Estas pessoas agem como se elas fossem o parâmetro para todas as coisas, ignorando que todas as pessoas são diferentes entre si, e que o simples fato de algo não ser atraente para ela não significa que não possa ser atraente para outras pessoas.

Algumas frases comuns que vc vai ouvir quando conversando com alguém assim:

''Bissexualidade é só uma fase''

Quem diz isso geralmente complementa com algo do tipo ''Eu também me dizia bi quando comecei a sair do armário'' ou ''Conheço uma pessoa que se dizia bi antes de se assumir gay/lésbica''.

Novamente: a experiência daquela pessoa, ou das pessoas ''ex-bissexuais'' que ela conhece não é o padrão pelo qual TODO MUNDO passa. Existem algumas explicações para o fato de que alguns homossexuais se definam primeiro como bissexuais. 

Um deles é uma idéia errônea de que existe menos preconceito contra a bissexualidade, o que realmente muitas vezes é verdade em relação ás mulheres bi, mas por razões bem infelizes, das quais eu vou falar daqui a pouco. Para quem ainda está saindo do armário, pode parecer mais fácil se identificar com uma minoria que a pessoa acha que sofre menos preconceito. Conforme ela percebe que se dizer bissexual não protege ninguém do preconceito e também conforme se sente mais confiante para se assumir como verdadeiramente é, a pessoa abandona este rótulo. 


Outra coisa que os que dizem que bissexualidade é ''uma fase'' deveriam ter em mente é que alguns destes ''ex-bi'' CONTINUAM sendo bissexuais...mas a bifobia foi tão grande que preferiram entrar em outro armário, desta vez se dizendo gays ou lésbicas para evitar o preconceito bifóbico. 


''Nunca conheci ninguém que gostasse de homem e de mulher do mesmo jeito''

Existe um mito de que bissexuais gostam de forma EXATAMENTE IGUAL dos ''dois sexos''. Essa definição já começa errada, pois ao falar em ''homem e mulher'', ignora que a identidade de gênero das pessoas não é tão preto-no-branco. Uma pessoa bissexual, assim como alguém que se define como homo ou heterossexual, pode sentir-se ou não atraída por travestis, transexuais, transgêneros, pessoas que se recusam a deixar-se definir como homem ou mulher, enfim, por qualquer variante dentro deste complexo e fascinante arco-íris que é a humanidade. É por isto que o grupo inglês Bissexual Index  prefere definir bissexualidade como ''atração por mais de um gênero''.  

Mas o principal problema de querer definir bissexualidade como uma atração EXATAMENTE IGUAL por homens e mulheres é que simplesmente não é realista. Toda pessoa tem preferências, não importa sua orientação sexual. Seria ridículo dizer que uma mulher lésbica gosta de TODOS os tipos de mulher exatamente do mesmo jeito, não importando se são altas, baixas, ''ladies'', bofinhos, mais velhas, mais novas, pagodeiras, góticas, punk, emo. Idem para homens gays, e homens e mulheres heterossexuais. ''Homem'' e ''mulher'' são duas categorias extremamente amplas de pessoas. De que homem e que mulher estamos falando? Eu prefiro japonesas magrinhas a homens bombados, mas prefiro homens cabeludos a mulheres muito altas. E isso em si já é uma definição tremendamente simplista, pq na real eu prefiro pessoas interessantes a pessoas não-interessantes, e acho que esse é o critério de 99% da humanidade. Ser bissexual significa que o sexo de uma pessoa não é um fator determinante na hora de escolher um parceiro ou parceira. Significa sentir atração física e/ou romântica por pessoas de mais de um sexo. Apenas isso. Muitos testes já foram feitos tentando provar que bissexualidade não existe,e eles fogem a qualquer critério científico pq: a) medem somente excitação sexual b) presumem que excitação sexual É atração, quando é apenas uma parcela do que nos faz nos sentir atraídos por outra pessoa c) presumem que um ''verdadeiro'' bissexual terá a mesmíssima excitação ao ver cenas de sexo ''hetero'' e ''homo''sexuais d) presumem que todas as pessoas se excitam com pornografia. Na década de 90, um estudo sobre o qual se fez grande alarde supostamente ''provou'' que a bissexualidade masculina não existia. O método? Pegar homens bissexuais, colocar em seus pênis um aparelho que media o grau de ereção, colocá-los pra assistir vídeos de homens transando com mulheres, homens transando com homens, e mulheres transando com mulheres. A brilhante conclusão do estudo? ''Homens bissexuais não existem pq os membros do estudo ficam mais excitados vendo sexo entre homens.'' Um dos ''pequenos'' probleminhas com isso é que qse metade dos participantes foi dispensada pq não demonstrou NENHUMA ereção (o que não deve ser muito difícil de explicar considerando que não deve ser muito excitante ver pornô com fios ligados ao seu ''melhor amigo'' enquanto um bando de cientistas mede a sua reação) Pela definição dos pesquisadores, estes homens devem todos ser assexuais.  

O que me deixa mais perplexa é ver as pessoas usando EXEMPLOS DE BISSEXUALIDADE PARA NEGAR A BISSEXUALIDADE. Por exemplo, esta asneira do Pedrosa, psicólogo que escreve pra revista A Capa, e vive fazendo o desserviço de negar a bissexualidade. Nela, ele diz que  ''Nos relatos dos homens bissexuais fica sempre evidente a sua inclinação para uma das duas orientações sexuais básicas: ou a homossexualidade ou a heterossexualidade.'' Oras...se existe uma ''inclinação'' para um dois lados, é mais do que óbvio que isso acontece pois a pessoa tem atração por MAIS DE UM SEXO. Dizer que alguém não é ''bissexual de verdade'' pq a pessoa ''gosta mais'' de homens do que de mulheres, por exemplo, é absolutamente contraditório, pois quem gosta MAIS de homens do que de mulheres, gosta de homens E de mulheres, sendo portanto bissexual. 

Esse tipo de confusão deriva de uma idéia errada do que a bissexualidade é. Muitos sabem que bissexualidade existe, mas não acreditam nos bissexuais. Ou seja, ignoram o que pessoas bissexuais têm a dizer sobre elas mesmas, mantendo sua visão distorcida de bissexualidade, baseada em pré-conceitos. Estas pessoas acreditam que

''Bissexual é quem namora, ou transa, com homens e mulheres ao mesmo tempo''

Essa idéia pode tanto alimentar a idéia de que bissexualidade não existe ou é muito rara, pois não se vê muitos casais de três pessoas por aí, ou a idéia de que ela existe, e bissexuais são pessoas promíscuas, imorais (o que já traz outro grande preconceito embutido: ter relacionamento aberto/práticas sexuais ''diferentes'' significa que alguém é imoral?!), ou que necessariamente têm relacionamentos abertos, porque:

''Bissexuais só estão felizes se estão com um homem E uma mulher''

Vocês vão me desculpar, mas eu vou ser melosa: a beleza do amor é que a pessoa que você ama é perfeita aos seus olhos, e vc não quer mais ninguém no mundo a não ser ela. Existe um mito de que, por gostar de mais de um sexo, uma pessoa bissexual sempre vai ''sentir falta'' de alguma coisa se estiver se relacionando com uma pessoa só. Isso ignora o fato de que, ao entrar em uma relação monogâmica, qualquer pessoa, de qualquer orientação sexual, está teoricamente abrindo mão de todas as outras pessoas interessantes no mundo. A beleza disso é que, enquanto vc está apaixonad@, aquelas outras pessoas não fazem falta, pois vc já encontrou tudo o que queria em alguém. Dizer que uma pessoa bissexual vai achar que aquela pessoa que a faz rir, que a entende como ninguém, que tá sempre tentando fazê-la feliz, simplesmente não  a completa pq tá faltando um tipo de genitália, ou tá sobrando ou faltando seios...é nos chamar de criaturas tremendamente fúteis. Mas muit@s por aí pensam isso, e se recusam sair com bissexuais porque

''Bissexuais vão te trair por alguém de sexo diferente do seu''

Do mito de que bissexuais são infelizes estando em relações com apenas um sexo, vem o mito de que, pra ''compensar'', uma pessoa bissexual sempre vai pular a cerca. Se for um homem bi namorando uma mulher, ele vai sair escondido com outros homens; se for um homem bi com outro homem, ele vai pegar o primeiro rabo-de-saia que aparecer quando o parceiro não estiver por perto. Eu ontem li algo muitíssimo interessante na seção de comentários em um artigo do jornal inglês The Guardian sobre o Dia de Orgulho Bi quando uma das pessoas comentando perguntou a uma bissexual se nós tínhamos ''casamentos verdadeiros''. A resposta da moça foi perfeita, dizendo algo do tipo ''Se você acha que hetero e homossexuais são capazes de fidelidade a seus parceiros, não insulte bissexuais achando que nós não temos essa capacidade. Não nos insulte dizendo que bissexuais são incapazes de toda a gama de emoções e comportamentos humanos, que existem certas características (como a fidelidade ou o auto-controle) que nós simplesmente não temos a capacidade de sentir.''

Existem bissexuais que ''sentem falta'' de estar com pessoas de sexo diferente do sexo d@ parceir@? Sim, claro que devem existir, afinal todo ser humano é diferente. Mas, se o acordo é de que não vamos nos relacionar com outras pessoas, pq nós seríamos incapazes de respeitar isso? Dizer que as chances de ser traíd@ por uma pessoa bissexual são maiores é um insulto a tod@s nós que somos fiéis a noss@s parceir@s. Dizer que o nosso acordo de fidelidade é algo tão frágil que pode ser quebrado simplesmente pela oferta de gente com um corpo diferente do corpo d@ noss@ parceir@ é menosprezar o nosso amor, o nosso respeito, a nossa dedicação ao nosso relacionamento. Mas é claro que muita gente pensa isso, afinal

''Bissexuais pegam o que vêem pela frente''

Por alguma razão, a maioria das pessoas (principalmente heterossexuais) tendem a achar que bissexuais, principalmente mulheres, são pessoas sem critério na escolha de parceir@s sexuais, do tipo que ''topam qualquer negócio''. Duvida? Você, mulher, marque ''bissexual'' como orientação sexual no Orkut ou, principalmente, na rede social Tagged, e veja o número de pessoas que vc NUNCA.VIU.MAIS.GORDAS que sentem-se à vontade pra te mandar msgs ''sensuais'' (só na cabeça deles, pobres infelizes). Por alguma razão, se vc gosta de mais de um sexo, isso é sinal de que vc gosta de qualquer coisa que se mexa. Isso vem em grande parte da idéia de que a orientação sexual ''certa'' é a heterossexualidade. Se uma pessoa, além de gostar do sexo oposto, também se sente atraída pelo mesmo sexo, então isso não é visto como uma orientação sexual válida, e sim como uma ''tara'' em uma pessoa heterossexual...do tipo ''Viu como fulana é galinha? Até mulher ela pega.'' Acontece que sentir atração por mais de um sexo quer dizer apenas isso: que sexo não é um fator determinante na hora de ficar com alguém. Ponto. Só pq SEXO não é um fator determinante, não quer dizer que um zilhão de outras coisas não serão usadas como critério de escolha... critérios que variam de pessoa pra pessoa, e não tem nada a ver com orientação sexual. Eu, por exemplo, corro de qualquer um que leia Paulo Coelho, independente do que a pessoa tem entre as pernas.

Apagamento bissexual: o que é, e que males causa

O termo ''apagamento bissexual'' foi cunhado pela comunidade bissexual para designar a tendência de ''ignorar, remover, falsear, ou reexplicar evidências de bissexualidade na História, no meio acadêmico, na mídia, e em outras fontes de informação.'' O apagamento bissexual é aquilo que faz com que a Ana Carolina continue sendo identificada como lésbica, apesar de ter aparecido na capa de uma revista nacional com a chamada ''SOU BI, E DAÍ?'' É o que faz com que a contribuição de Brenda Howard, ativista bissexual e criadora da primeira Parada do Orgulho LGBT do mundo, nos EUA, seja ignorada. É o que faz com que os ativistas norte-americanos ignorem o fato de que o vice-presidente da primeira associação homossexual americana, fundada em 1934, era bissexual e casado com uma mulher. É o que fez a mídia referir-se à ativista bissexual Robyn Ochis como lésbica NO DIA DE SEU CASAMENTO COM UM HOMEM.É o que faz com que se fale no Oscar Wilde como gay, mesmo tendo sido ele casado com uma mulher. Aliás, muitas figuras históricas são identificadas como homossexuais, mesmo tendo vivido relacionamentos com pessoas do sexo oposto.

Aliás, preste atenção em reportagens sobre comportamento ''homossexual'' em animais. Na imensa maioria dos casos, tais animais apresentam um comportamento que na verdade é bissexual, mas que acaba descrito com termos como ''homossexualidade ocasional'' 

Este apagamento tem motivos diferentes dependendo do sexo da pessoa bissexual. Quando é uma mulher, em geral ela é identificada como heterossexual. Se seu envolvimento com mulheres foi meramente físico, ele vai ser enxergado como uma ''experimentação'', uma fase de ''rebeldia'' ou simplesmente uma ''diversão''. Isso nasce da crença de que sexo de verdade só existe com a presença de um pênis, de que toda mulher quer um homem, e se a mulher fica com outra mulher, é por falta de um homem que ''faça o trabalho direito''. Daqui a pouco isso passa, e ela vai voltar a ficar com homens, afinal nenhuma mulher pode ser melhor que um homem.

Já quando se trata de um homem bissexual, ele é identificado como gay. Porque a nossa sociedade machista faz marcação cerrada sobre os homens para que provem sua virilidade o tempo todo. Encostou em outro homem com fins sexuais? Admitiu que se sente atraído por outro cara? Admitiu que tem sentimentos mais fortes por outro homem? Então se conforme, querido, pq um gigante rótulo de ''GAY'' será colado em vc imediatamente. Homens hetero fazem isso como uma forma de defesa. Se eles admitirem, ainda que para si mesmos, que existem homens que se sentem atraídos por homens E por mulheres, eles terão que examinar possíveis indícios de bissexualidade em si mesmos. E na nossa sociedade machista e homofóbica, isso é assustador, independentemente destes indícios existirem ou não. Afinal, o garoto hetero cresce ouvindo que gostar de outros homens é errado, e se reconfortando no fato de que ele gosta é de mulher. Lidar com a idéia de que gostar de mulher não é um impedimento automático para gostar de homens pode ser tão desconfortável que é mais fácil acreditar que o homem que se identifica como bi na verdade está mentindo pra si mesmo.

Um grave problema disso é que

O apagamento bissexual alimenta a idéia de que existem ''ex-gays'' e ''ex-lésbicas''

As pessoas se acostumaram a fazer presunções sobre a orientação sexual alheia com base na realidade presente que vêem: um homem que namora um homem é gay, um que namora uma mulher é hetero. A bissexualidade sequer é cogitada, ela nao existe no inconsciente coletivo. E aí, quando a pessoa que elas presumiram ser homo ou hetero se envolve em uma relação de outro tipo, a impressão que fica é a de que houve uma mudança repentina de orientação sexual.

Se bissexualidade não existe, então é claro que aquela garota que namorou uma garota e agora está com um homem fez isso porque só se dizia lésbica por não ter encontrado o homem certo ainda. Se ninguém é bissexual de verdade, o rapaz que saía com homens e agora está namorando uma mulher é ''ex-gay''. Eles demonstram que homossexuais podem, sim, mudar sua orientação sexual, podem se envolver em relações satisfatórias com pessoas do sexo oposto, basta que encontrem a pessoa certa, basta que tentem o suficiente.
 
Isso também funciona ao contrário. Se a fulana, que era perfeitamente feliz com um homem, ''de repente'' começou a sair com mulheres, isso foi culpa da ''modinha bissexual'', é culpa da televisão, da internet, é culpa desse ''lobby homossexual'' que fica tentando ''converter'' as pessoas pra homossexualidade.
 
''Você não existe'' é um insulto gigante.
 
Só quem é bissexual sabe o quanto é EXAUSTIVO ter que defender sua existência o tempo todo. Sabe o que é ter que lidar com pessoas que cotidianamente dizem que sabem mais sobre nós do que nós mesm@s. Quando alguém diz para uma pessoa bissexual que ela ''só está confusa'', que ela está ''mentindo pra si mesma'', que ela na verdade é hetero, ou gay, ou lésbica, que ela só se diz bi pq isso está ''na moda'', o que ela está realmente dizendo é ''Você não é uma pessoa confiável para interpretar os seus próprios sentimentos, emoções e experiências. Senta aqui que EU vou te explicar o que é que você REALMENTE está sentindo.''
 
Poucas coisas são tão insultantes quanto ter a nossa própria existência ignorada. É ser chamado de mentiros@ por tabela. Da próxima vez que você conversar com uma pessoa bissexual, lembre-se que ninguém sabe mais sobre os sentimentos dela do que ela mesma.







  








Vídeo Mulheres que Amam Mulheres!

Aí embaixo o vídeo com depoimentos de e sobre mulheres que amam mulheres, feito pelo grupo E-Litoral, com muita garra, suor e com todos os recursos tecnológicos que o Windows Movie Maker pode nos oferecer...rrss. Sim, nós sabemos que existe um erro na 2ª pergunta (deveria ser ''Você já sofreu preconceito?'') e que a 2ª frase da Janaína saiu cortada na pergunta a respeito de quem sofre mais preconceito, lésbicas ou gays. Isso vai ser corrigido e, se tudo der certo, amanhã mesmo. Só estou postando aqui na versão ''original'' porque já estou pondo o vídeo no ar com um atraso de 03 dias, e não queria atrasar mais.

Só quem fez sabe o trabalho que deu, o pouco tempo que nós tivemos, e as dificuldades que enfrentamos para encontrar mulheres dispostas a falar. Sabemos que não vamos aparecer em um Curta Santos, mas se demos voz a algumas mulheres para se expressar e contar suas histórias, já estamos muito contentes.

video





quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Comemoração da Visibilidade Lésbica em Santos: música, massagem e oficina de sexo seguro

Dia 17/09 rola a comemoração atrasada do Dia da Visibilidade Lésbica (comemorado todo 29 de agosto) promovido pelo setor de prevenção/SPREDIN da COCERT, com o apoio dos Programas Municipais e ONGS LGBT da Costa da Mata Atlântica. O E-Litoral vai participar com um vídeo com depoimentos sobre o amor entre mulheres.
 

Quando: Dia 17/09, sexta-feira, das 15:30 às 20:00

Onde:
CTA da Rua Silva Jardim, 94, Santos - Vila Mathias.

O que vai rolar:

Palestra “Deficiência e Homossexualidade” - Beto Volpi, fundador 
da ONG Hipupiara (30 minutos)
 
“Prevenção e Sexo entre Meninas” - Irina Bacci, Movimento LGBT 
 (1h)
“Oficina de Sexo mais Seguro entre Mulheres” Maria de Fátima 
Francisco Lopo, ONG/LOBAS (1h30)

Exibição de vídeo feito pelo E-Litoral com depoimentos sobre 
mulheres que amam mulheres
 
Das 16:00 às 20:00:
Haverá uma barraca para exposição conjunta de material educativo 
(PM de DST/Aids/Hepatites e ONG da Costa da Mata Atlântica)

Voz e violão com a cantora Roseli Padron

Exposição de artesanato
  
Massagem
 
Pra quem quiser esticar ali por perto, no mesmo dia rola show 
da banda  Medida Provisória, autores de uma versão lésbica mais 
do que irreverente do Rock das Aranha, do Raul Seixas:  
 
http://www.youtube.com/watch?v=yj0SjXcOsYM
 
 
 
O quê: Banda Medida Provisória tocando o melhor da MPB, 
rock e soul 

Onde: Bar Nossa Casa (antigo Café Academia Piano Bar), 
tb na Silva Jardim, nº 197.

Quanto: R$ 10,00 consumíveis

Quando: 17/09, a partir das 22:00   
 
Maiores informações: 13 3229-8799 (Rose, Rita e Miguel)